Projeto do Cemei Antônia Corrêa deverá ser expandido para outras Unidades de Educação Infantil em Santarém

O projeto, que trata sobre a saúde bucal das crianças, conta com a colaboração de diversos parceiros.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CemeiI) Antônia Corrêa e Sousa compreende a importância do Cuidar, Educar e Brincar como três pilares importantes na práxis Pedagógica da Educação Infantil. O Cuidar é um dos pilares que é levado muito a sério, por isso, o Cemei realiza o Projeto Permanente Alimentação Saudável & Saúde Bucal – “A saúde começa pela boca”.

A ideia surgiu ainda no início do segundo semestre letivo de 2021, com o retorno das atividades presenciais das turmas do pré-escolar. Durante o acompanhamento no lanche e a escovação bucal das crianças, foi identificado que algumas delas estavam com a dentição comprometida por problemas de cárie.

A partir daí, foi realizado um levantamento geral em todas as turmas de pré-escolar para se detectar o número de crianças que apresentavam tal demanda. Ao perceber um elevado número de crianças com problemas dentários, a coordenação colocou em prática o projeto cujo objetivo é desenvolver hábitos de higiene bucal e alimentação saudável regulares, através da conscientização de sua importância, oferecendo exemplos práticos de como manter uma alimentação saudável e o cuidado com os dentes.

De acordo com a coordenadora do Cemei, Geones Marques, o Centro de Educação Infantil Antônia Corrêa e Sousa sempre primou pelo atendimento de qualidade às crianças atendidas.

“E ao detectamos o número gritante de crianças apresentando problemas de cárie na dentição nos inquietou e após pesquisas verificou-se que os pequenos estavam realizando a escovação sozinhos em casa e fazendo a ingestão de doces e alimentos industrializados, por isso, durante o mês de outubro, mês dedicado as crianças, a equipe administrativa, docentes e apoio intensificou a luta contra a cárie colocando em prática o Projeto Permanente do Cemei”, explicou.

Conforme o Projeto, diariamente são realizadas ações que comtemplam a alimentação saudável e higiene bucal, e os casos mais agravantes são encaminhados aos consultórios odontológicos e institutos especializados. Para isso, a unidade conta com o apoio do Coordenador Municipal de Saúde Bucal Jeymerson Coelho, da Periodontista Sâmmya Marlen e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo André, por meio da Dra. Keicy Louene Brelaz e Dr. Marcos Vinícius Queiroz.

Na última segunda-feira (25), ocorreu a culminância do projeto, na área livre do centro, com apresentação do Rappy Salada de Frutas com crianças das turmas do Pré I e II A do turno matutino, e peça teatral “A Cesta da Dona Maricota” com a turmas Pré escolar I e II B do vespertino.

Também houve palestras de orientações e prevenção em saúde bucal com o Coordenador Municipal de Saúde Bucal Jeymenson Coelho, atendimento no consultório portátil, aplicação de flúor, limpeza e entrega de kit de higiene bucal às crianças atendidas pelo odontólogo, além das homenagens aos parceiros presentes.
Legenda da foto: Crianças da Unidade sendo atendidas no consultório portátil

A convite do coordenador de saúde bucal, a Secretária Municipal de Saúde Vânia Portela esteve no local prestigiando a programação e conhecendo o Projeto, que deverá ser expandido para outras Unidades e Centros de Educação Infantil.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários