Prefeitura de Mojuí recebe doação de estações de lavagem de mãos e kits de higiene do Unicef

Os donativos serão entregues para as escolas públicas do município. A solenidade simbólica de doação foi realizada na quarta-feira (20) em Santarém
Entrega simbólica das estações de lavagem de mãos e kits de higiene no Ciam em Santarém

A Prefeitura de Mojuí dos Campos recebeu na tarde de quarta-feira (20), uma doação de sete estações de lavagem de mãos e kits de higiene para o combate à pandemia da Covid-19. O material foi cedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e será distribuídos para as escolas públicas do município. A solenidade simbólica de doação foi realizada nesta quarta-feira (20) no Centro de Informação Ambiental (Ciam) em Santarém.

O especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do Unicef na Amazônia, Antônio Carlos Cabral, fez a entrega das estações e dos kits ao prefeito Marco Antônio Lima, ao secretário municipal de educação, Edicley Gomes e a coordenadora pedagógica da Semed, Alcione Luz. Antônio Cabral destacou as ações de combate à pandemia da Covid-19 e a necessidade da reabertura segura nas escolas nos municípios paraenses.

"A gente estabeleceu essa parceria com o município de Santarém e os demais cinco municípios para contribuir com esse processo de reabertura segura das escolas. Temos uma grande preocupação com relação aos dados que nós temos atualizados, e que temos acessos como, por exemplo, que cinco milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola em novembro de dois mil e dez, para se ter uma ideia isso significa um retrocesso de vinte anos, e essa pandemia trás essa grande preocupação e essa grande necessidade da gente pensar de forma bastante responsável e cuidadosa a reabertura segura das escolas e sustentável, a gente precisa seguir todos os protocolos, e precisamos saber que lugar de criança é na escola", destacou Antônio Carlos.

O prefeito Marco Antônio esteve na mesa representando os cinco municípios: Mojuí dos Camos, Belterra, Alenquer, Monte Alegre e Oriximiná. A secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima e o secretário municipal de gestão administrativa também estiveram no Ciam. Marco destacou que pela primeira vez Mojuí dos Campos realizou a adesão ao Selo Unicef, que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

"Demos um passo importante na política da infância em nosso município, as aulas ainda acontecem de forma remota, de forma presencial só de quinto ao novo ano. Nós estamos há mais de duzentos dias em primeiro lugar no Sispni de vacinação, estamos continuando com o processo de imunização, e há mais de quarenta dias sem o registro de casos de Covid-19. Em Mojuí temos mais de sessenta e cinco escolas, sendo sessenta por cento na zona rural, e quarenta por cento na cidade. Nós agradecemos o Unicef que com essa doação irá nos ajudar com a retomada segura das aulas", destacou o chefe do executivo municipal.

Itens da doação:
- 7 estações de Lavagem (especificações em anexo)
- 112 galões de 5 litros de sabonete líquido
- 1 mil unidades de máscara infantil de tecido lavável
- 200 pacotes de absorventes para crianças e adolescentes em idade fértil
- 14 pacotes de folhas de papel, cada um com 1 mil folhas

Fonte: Portal Santarém

0 Comentários