Operação Sorriso realiza triagem de criança para cirurgias de fissura palatina em Santarém

Em 2021, excepcionalmente, fará cirurgias em 21 crianças com fissura palatina pré triadas pela equipe da Casa da Criança.
Pacientes passam por triagem antes das cirurgias reparadoras — Foto: Comunicação PMS/Divulgação

Começou neste sábado (30) em Santarém, oeste do Pará, mais uma missão da Operação Sorriso Brasil, com o processo de triagem dos pacientes, na escola municipal Fluminense, no bairro Santa Clara. São pacientes de Santarém e de cidades vizinhas.

No início da triagem, cinco crianças testaram positivo para Covid-19 e por esse motivo, não poderão ser submetidas as cirurgias nessa missão da Operação Sorriso. A coordenação avalia a possibilidade de abrir vagas para quem está na fila de espera.

É o 15º ano que a Operação Sorriso desembarca em Santarém para realizar cirurgias reparadoras totalmente gratuitas. Este ano, excepcionalmente, serão realizadas cirurgias em 21 crianças com fissura palatina pré triadas pela equipe da Casa da Criança.

O mutirão é uma parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Governo do Estado do Pará.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Sagrada Família, no período de 01 a 03 de novembro, e as avaliações de pós-operatório devem ocorrer no dia 9 de novembro, na Casa da Criança.

Para realizar as cirurgias, a Operação Sorriso Brasil conta com voluntários em diversas áreas de atuação, dentre eles cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, anestesistas, psicólogos e assistentes sociais.

Além do atendimento cirúrgico, o paciente é acompanhado também após a cirurgia, especialmente por fonoaudiólogo e odontólogo.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários