Estudantes da UNAMA visitam Parque Estadual de Monte Alegre


A visita foi realizada em duas etapas, primeiro na região sul do parque e depois na área norte, acompanhada por dois guias credenciados 

Na última sexta-feira, 15, o UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, por meio do curso de Arquitetura, realizou uma visita técnica no Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), 86 Km de Santarém. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Estética, ministrada pela docente Carla Nogueira. Durante a viagem, acadêmicos do 2º semestre puderam conhecer um dos maiores sítios arqueológicos da Amazônia, recheado de pinturas rupestres e cerâmicas milenares. 

A visita faz parte do Projeto Urbanize-se, que visa levar os acadêmicos de Arquitetura para algumas cidades e obras com troca de experiências entre teoria estudada em sala de aula e prática, acompanhando de perto grandes obras antigas e modernas. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura da UNAMA, Cídia Aben-Athar, a escolha da atividade externa foi para os alunos conhecerem a história ndas antigas civilizações e ter uma base conceitual da região que estão inseridos.  

“Nós escolhemos o Parque Estadual de Monte Alegre por estar próximo da cidade e ser reconhecido mundialmente como um dos maiores sítios arqueológicos da Amazônia. É importante que desde o início do curso os estudantes tenham experiências que sirvam de base para o decorrer da graduação”, ressaltou a coordenadora. 

A professora Carla Nogueira explica que, dentro da ementa do curso, estuda-se a história das civilizações e a importância de manter esta base conceitual dentro dos futuros projetos arquitetônicos, projetos de design de interiores entre outros. “Este é um campo que estuda o conceito da beleza da história da arte e buscam saídas encontradas na própria natureza, recriando valores simbólicos, que é o caso desta Unidade de Conservação arqueológica do Baixo Amazonas. Uma estrutura totalmente relevante, com pinturas rupestres e beleza cênica encantadora dentro da savana amazônica”, abordou a docente.

O PEMA é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada em 2001 por meio da Lei Estadual n°. 6.412, localizado no interior do município de Monte Alegre. Possui uma estrutura geomorfológica com uma vegetação de cerrado e solo arenoso. O parque contém os atrativos turísticos como a Serra da Lua, Gruta Itatupaoca, Pedra do Mirante, Painel do Pilão, Gruta do Pilão, Pedra do Cogumelo, Pedra da Tartaruga e o Centro de visitações.

Portal do Carpê com informações Ascom Unama

0 Comentários