Educação Conectada: Santarém é o município do Estado com o maior número de escolas aptas a receber o recurso do Piec 2021

Das 395 escolas da Rede Municipal, 344 foram escolhidas para receber o Projeto do Governo Federal
A educação no município de Santarém mais uma vez é destaque no cenário estadual. Desta vez, por ser o município com o maior número de escolas escolhidas e aptas a receber o recurso do Programa de Inovação Educação Conectada (Piec) 2021. Das 395 escolas da Rede Municipal (incluindo as regiões de planalto, rios e urbana), 344 foram escolhidas para receber o Projeto do Governo Federal que visa levar a internet às escolas de todos os municípios do Brasil.

O Piec é um programa do Ministério da Educação que teve início em 2017, visa universalizar o acesso à internet banda larga para todas as escolas do ensino básico para que seja fomentado o uso pedagógico de tecnologia digital na Educação Básica em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação.

“Para nós santarenos é um orgulho muito grande, isso graças a um trabalho de articulação da Secretaria de Educação do município através do suporte técnico do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) para que Santarém pudesse alcançar o maior número de escolas para receber o recurso do Piec 2021 da escola conectada”, disse o coordenador do NTM Geremias Santos.

A política estimula ações como: auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet; destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais; proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias.
Legenda da foto: Boa infraestrutura nas escolas com equipamentos tecnológicos foi um dos requisitos que propiciou a conquista para a educação de Santarém

Para a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, a tecnologia aplicada à educação é hoje uma ferramenta imprescindível ao processo de ensino aprendizagem.

“A tecnologia tem transformado rotinas e atividades realizadas cotidianamente pelas pessoas, dentre elas, a forma de ensinar e aprender. Desenvolver educação inovadora e conectada em nossas escolas é proporcionar às novas gerações um modelo de ensino mais atraente e interessante”, frisou a secretária.

Sobre o PIEC

O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica (http://educacaoconectada.mec.gov.br).

O Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários