Cemitérios centrais de Santarém recebem serviços de limpeza para o Dia de Finados

Familiares de pessoas já falecidas providenciam limpeza de túmulos e agentes de limpeza urbana têm realizado capina e retirada de lixo dos cemitérios.
Trabalhadores da limpeza pública realizam manutenção em cemitérios de Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação/Arquivo

Com a aproximação do Dia de Finados, tem aumentado a circulação de pessoas nos cemitérios centrais de Santarém, oeste do Pará, Nossa Senhora os Mártires e São João Batista. A grande maioria, para providenciar limpeza dos túmulos de seus entes queridos ali sepultados.

Equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) também se revezam nos dois cemitérios fazendo serviço de capina e retirada de lixo e entulhos, para deixar tudo pronto para a visitação do Dia de Finados.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Jean Murilo, os trabalhos de limpeza foram iniciados na semana passada e sevem ser concluídos nos próximos dias. Os serviços também são realizados no cemitério São Sebastião, no Mararu.

A Semurb já está fazendo o cadastramento das pessoas que pretendem fazer suas vendas de velas, flores e areia, muito comuns nesse período do ano, mas que no ano passado em razão da pandemia, foram realizadas de forma restrita, para evitar aglomerações.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Santarém, a expectativa da administração dos cemitérios é de um número expressivo de pessoas visite os locais já a partir do próximo fim de semana.

O secretário Jean Murilo alerta que as pessoas que vão aos cemitérios devem manter as medidas de biossegurança para evitar nova onda de contágio de Covid-19. “A pandemia ainda não acabou, então, as pessoas podem fazer suas homenagens aos entes queridos já falecidos, mas com toda a segurança possível, fazendo uso da máscara de proteção, álcool em gel, e distanciamento social. Não é prudente aglomerar. Estamos cuidando para que não falte água nos cemitérios, para que as pessoas possam lavar as mãos”, pontuou.

Fonte G1 Santarém 




0 Comentários