Atendimentos Odontológicos à Grávidas pelo SUS cresce significativamente em Santarém

UBS’S registram aumento de 21% no total de mulheres que foram assistidas pelos serviços
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue garantindo melhorias na saúde bucal. O resultado disso é o aumento significativo dos atendimentos odontológicos de grávidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santarém. Entre 2018 e 2021, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) registraram um aumento de 3% para 21% no total de mulheres que foram assistidas pelos serviços odontológicos durante a gestação, graças às intervenções das equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família no programa de Pré-Natal.

“Problemas periodontais podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso, por exemplo. A supervisão de um dentista, portanto, é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila. Temos observado um crescimento significativo da procura das Grávidas nas unidades básicas de saúde de uma frequência de 3% em 2018 para 21%, atualmente. Ainda temos muito o que melhorar, mas já demonstra que estamos no caminho certo. Estamos avançando com o apoio de uma Gestão compromissada com a saúde pública do município, destaca Jeymenson Coelho coordenador de Saúde Bucal da Semsa.

Da mesma maneira que o acompanhamento com o obstetra é indispensável, visitas regulares ao dentista também são de suma importância durante a gravidez. Isso acontece porque a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. A supervisão de um dentista, portanto, é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila.

O pré-natal feito com a assistência do dentista tem o objetivo de promover maior atenção ao estado de saúde bucal da gestante, evitando o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças. “Nossos dentistas estão capacitados para administrar medicamentos e anestésicos específicos para esse período, bem como outros tipos de tratamento que julguem necessário, sempre avaliando cuidadosamente o risco/benefício”, reforça Jeymenson Coelho.

De acordo com a titular da Semsa, garantir o direito à saúde para a mulher é um desafio, que vem sendo enfrentado por meio da implantação de mais políticas públicas que permitam aprimorar a capacidade de atendimento da população. “O aumento dos atendimentos odontológicos das mulheres, principalmente durante a gestação, tem sido um dos setores em que temos avançado. Parabenizamos e reconhecemos o esforço das equipes. Seguiremos em frente, em busca de maiores avanços”, conclui Vânia Portela, titular da Semsa.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários