Academias ao ar livre: um incentivo à prática física e acesso gratuito aos equipamentos de ginástica

Espaços recebem reforma e manutenção para garantir um ambiente seguro e agradável à população
Legenda da foto: Academia localizada na Praça das Flores

A prática de atividades físicas gera benefícios para o corpo e para a mente e pode ser feita de inúmeras formas. Em Santarém, as academias ao ar livre são uma alternativa para promover a qualidade de vida. Instaladas em um ambiente aberto, gratuito e integrado a comunidade, as academias estão recebendo reforma e manutenção para garantir um espaço seguro e agradável à população. Os trabalhos são coordenados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
A academia localizada na Praça das Flores, na Rua Afonso Pena, foi um dos espaços que recebeu recente manutenção. Pintura dos equipamentos, do solo e reparo nas instalações fizeram parte dos serviços.

Os espaços são de uso livre e gratuito, facilitam o acesso aos equipamentos de ginástica e incentivam a população para a prática de atividades físicas, configurando ainda como mais uma opção de lazer.
Legenda da foto: Espaços são uma alternativa para promover a qualidade de vida

Para a aposentada Marluce Costa, 61, a academia é sinônimo de saúde e qualidade de vida. “Eu pratico todas as tardes. Eu gosto muito, fortalece minha musculatura, me ajuda a relaxar e manter meu corpo em movimento. A academia é uma aliada para a minha saúde. Recomendo a todos.”

As academias localizadas na Praça da Vera Paz, no bairro Laguinho; Praça Tiradentes, bairro Aldeia e Praça da Cohab, bairro Interventoria também receberam os serviços de reforma e manutenção que serão estendidos às demais academias de ginástica de outras zonas.

De acordo com o titular da Semjel, Ezequiel Aquino, a Secretaria busca manter a boa infraestrutura dos espaços, no entanto, muitos são alvo de vandalismo. “As academias são um patrimônio público à disposição da comunidade que viabilizam muitos benefícios para a saúde. Nós precisamos preservar e cuidar para que todos possam ter acesso e para isso contamos com o apoio da população para nos ajudar a fiscalizar e manter o bom uso.”
De acordo com o Art. 163, da Lei nº 2.848/40, danificar, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime e o autor está sujeito a multa e/ou detenção.

No município há 12 academias ao ar livre instaladas em 6 bairros. O acesso é livre e em dias determinados há o acompanhamento de professores de educação física.

Confira as localizações:


0 Comentários