Santarém tem caso suspeito da variante delta; paciente fez viagem recente e tem sintomas leves

Paciente segundo informações apuradas pelo G1 esteve em Goiânia e testou positivo para Covid-19.
Variante delta desafia controle da pandemia no mundo — Foto: Getty Images via BBC

Uma mulher que veio de Goiânia (GO) testou positivo para Covid-19 e passou por internação em um hospital particular em Santarém, oeste do Pará, é monitorada devido a suspeita de contaminação pela variante delta, que teve o primeiro registro na Índia e provocou milhares de mortes naquele país devido à agressividade das complicações clínicas.

No caso suspeito em Santarém, a paciente apresenta quadro leve, recebeu alta e foi para isolamento domiciliar.

O G1 fez contato com a Prefeitura de Santarém na manhã desta segunda (9) para saber se a Vigilância Epidemiológica foi comunicada pelo hospital que atendeu a paciente e se já iniciou os protocolos, como coleta de material para exame (sequenciamento genético), mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Um caso da variante delta foi confirmado no Pará pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), na semana passada. A paciente é uma jovem de 26 anos que apresentou sintomas da Covid-19 após chegar de uma viagem aos Estados Unidos.

Preocupação global

A variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação.

Ela está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários