Operação Samaúma apreende materiais usados para desmatamento ilegal em Itaituba


Crédito: Reprodução/Comando Conjunto Norte

O Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, Comando do 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, auxiliou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na apreensão de ferramentas para desmatamento e óleo diesel na Floresta Nacional do Amana.

A ação ocorreu no período de 9 a 10 de agosto, que identificou um garimpo ilegal na região oeste do estado do Pará, nos municípios de Itaituba, Jacareacanga e Maués com um total de 682.561 hectares. Ao todo, foram encontrados quatro computadores, três dragas, um caminhão, mais de 20.000 litros de óleo diesel, 14 motores usados no garimpo, além de motosserra, motor de voadeira, e demais ferramentas e materiais utilizados no ilícito. Após a ação, os materiais foram inutilizados pelos agentes e foi aplicada multa aos infratores.

Operação Samaúma

A Operação Samaúma, de garantia da lei e da ordem ambiental, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do Governador, em outros sítios do estado. Todas as atividades ocorrem em conjunto com órgãos e agências de proteção ambiental e de segurança pública.

Fonte Roma News 

0 Comentários