Hemocentro de Santarém convoca doadores após queda de doações por duas semanas consecutivas

Há uma baixa significativa do sangue A positivo no estoque técnico do hemocentro, mas a demanda por bolsas só aumenta.
Hemocentro Regional de Santarém convoca doadores de sangue — Foto: Divulgação

Após duas semanas consecutivas de poucas doações no Hemocentro Regional de Santarém, o órgão está convocando os doadores para reforçar o estoque técnico que atende todos os hospitais da região oeste do Pará, assim como, faz a separação de plaquetas, essenciais na coagulação de sangue, principalmente no tratamento de pacientes com câncer e em transplantes.

Apesar de o Hemocentro de Santarém fornecer componentes do sangue (hemácias, plasma e plaquetas) para toda a região do oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é o principal consumidor destes produtos, com mais de 65% desta demanda.

"Realmente o hemocentro teve uma pequena queda de doações nas últimas duas semanas. A gente precisa que os doadores compareçam ao hemocentro, porque também segunda, terça, quarta e quinta nós produzimos plaquetas com essas doações, e como não é de todas as bolsas que a gente produz plaquetas, é necessário um número significativo de bolsas de sangue", disse o gerente do hemocentro, Joaquim Azevedo.

Ainda de acordo com Joaquim Azevedo, há uma baixa significativa do sangue A positivo no estoque técnico do hemocentro, mas a demanda por bolsas só aumenta.

"Só o hemocentro de Santarém faz essa captação. Temos programação de campanhas em alguns municípios até o fim do ano, mas o maior volume de doações é aqui. Alguns municípios do oeste do Pará já abriram suas diversões, festas, e isso vem trazendo aumento de acidentes, esfaqueamentos, baleamentos. Além disso, as cirurgias eletivas estão voltando à normalidade, e mesmo para cirurgia de urgência precisa de sangue. Por isso nós precisamos que os doadores compareçam", enfatizou Joaquim Azevedo.

Nesta terça-feira (17), uma equipe do hemocentro regional está indo ao município de Uruará, na região sudoeste do Pará, realizar coleta de sangue. A coleta será realizada na quarta e quinta-feira, de 08h às 18h, com previsão de captar 200 bolsas.

Para doar

Interessados em fazer a doação de sangue precisam seguir os critérios básicos:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
Pesar mais de 50 kg;
Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.

Local de doação

O Hemocentro Regional de Santarém fica localizado na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho, e recebe doações de segunda-feira a quinta-feira, no horário de 7h às 13h.


*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94FM

0 Comentários