Consumidores poderão utilizar geladeiras com novo selo de eficiência energética

A Equatorial Pará orienta sobre o uso de equipamentos que tenham o Selo Procel de eficiência, para garantir mais economia no fim do mêsA Equatorial Energia Pará segue acompanhando as atualizações das tecnologias para continuar o trabalho de conscientização e adoção de práticas sustentáveis para o uso da energia elétrica. Dessa vez, a novidade vem do próprio controle de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que deve passar por três fases de reformulação para garantir que, a partir de 2030, aparelhos como geladeiras, considerados vilões da fatura de energia, tenham uma economia de 61% em relação aos atuais.

O objetivo principal da atualização do programa é evitar o desperdício de energia para garantir um impacto positivo nas contas de luz, gerando mais economia aos brasileiros que utilizam esses aparelhos por 24 horas diárias.

De acordo com o líder da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Mello, a economia de energia começa no ato da compra do produto, onde o consumidor deve ficar atento e adquirir equipamentos que são vendidos com o Selo Procel de eficiência. Ele indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, mostrando ao consumidor os equipamentos que consomem menos energia. Com a nova atualização, o selo A+++ deve passar a ser o mais eficiente e o D menos eficiente.

“De imediato, na primeira fase da atualização do PBE, as geladeiras mais eficientes terão selo A+++, o que representa eficiência de até 30% em relação ao selo A atual. O A++ indicará 20% a menos no consumo e o A+, 10% a menos e isso já garante uma diferença considerável na economia doméstica o paraense”, explica Willian.

De acordo com as pesquisas feitas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) uma geladeira A+++ de duas portas de degelo automático (frost-free), com 500 litros, vai consumir cerca de 13 kWh a menos de energia por mês, o que representará economia de R$ 10,14 mensais. Esse tipo de refrigerador é o mais vendido no País.

ECONOMIA NO DIA A DIA  No Pará, neste período de temperaturas mais altas, o consumo residencial aumenta por volta de 2%. Por isso é importante modificar os hábitos, priorizando o uso racional de energia elétrica para gerar mais economia e causar menos danos ao meio ambiente.

A Equatorial Pará traz algumas dicas de utilização de refrigeradores que evitam desperdícios e favorecem a economia de energia:

- Instale o equipamento longe de zonas de calor, como o local onde ficam o forno e o fogão;

- Regule o termostato de acordo com o clima da região. Se estiver frio, pode permanecer no nível 1 ou 2. As temperaturas mais baixas, que gastam mais energia, devem ficar para os dias de calor;

- Abra a porta da geladeira o mínimo de vezes, pois a cada vez que é aberta, o motor reinicia;

- Não guarde alimentos quentes dentro da geladeira. O calor interno faz com que ela acelere o funcionamento para se manter gelada, o que aumenta o consumo;

- Fique de olho na borracha de vedação. Quando a borracha está desgastada, é comum ocorrer vazamentos de ar, aumentando o consumo. Uma dica é fazer o teste do papel. Coloque uma folha entre a porta e a borracha e feche, se sair facilmente é sinal de que a borracha está em mal estado. Faça o teste na parte superior, inferior e na lateral;

- Jamais coloque roupas para secar na parte de trás da geladeira, pois isso força o motor e faz com que ela consuma mais energia, além de elevar o risco de choques no contato das peças molhadas com a grade.

Portal do Carpê com informações Ascom Equatorial 

0 Comentários