Comunidade Vila Nova do Eixo Forte recebe 22ª escola entregue pela Prefeitura em 2021


“... Há anos nossa escola ansiava, por uma reforma total; isso agora é realidade, graças ao compromisso do governo municipal, não deixando de mencionar o esforço da gestora atual, que com muita fé acreditou, o que foi fundamental (...).

Esse é um trecho da poesia recitada pela aluna Letícia Siqueira Pedroso, do 9º ano da Escola Antônio da Silva Barbosa, na região do Eixo Forte, como forma de agradecimento pela reforma e ampliação do educandário entregue na noite desta terça-feira (17) pelo Nélio Aguiar e comitiva à comunidade.
O educandário recebeu ampliação de bloco de serviço acoplado em bloco administrativo, ampliação de bloco sala de aula em bloco já existente, adaptado e reforma geral da escola. O investimento foi de R$ 537.507,37 com recursos do FUNDEB.

A Escola Antônio da Silva Barbosa, fundada em 1985, atende 81 alunos, do Pré-escolar ao 5º ano, no turno matutino e do 6º ao 9º ano no turno vespertino.
Desde 2011, ano da última reforma, tornou-se escola polo passando a funcionar do Pré-escolar ao 9º ano tendo duas escolas anexas: Escola São Francisco, na comunidade Ponte Alta, atendendo 23 alunos e, escola São Tomé, na comunidade São Pedro, com 44 alunos.

“Nossa escola estava com uma estrutura muito precária, precisava de uma reforma e, agora, depois de uma luta de muitos anos temos uma escola de qualidade, nós e toda comunidade estamos muito felizes”, disse a gestora Edna Pinto Rego.

A Secretária municipal de Educação Maria José Maia destacou o fato de que, a partir de amanhã (18), os alunos vão poder retornar de forma presencial e terão uma escola mais aconchegante, mais acolhedora. “Pra nós que trabalhamos com educação há tantos anos é um momento de pura gratidão poder oportunizar ao aluno um ambiente mais acolhedor e mais favorável ao aprendizado”, frisou a Secretária.
A Escola Antônio da Silva Barbosa é a 22ª entregue pela gestão do prefeito Nélio Aguiar só neste ano de 2021. Outras 26 escolas estão com obras sendo executadas.

“Assumi a responsabilidade de cuidar muito bem dos nossos alunos e estamos trabalhando a cada dia na melhoria da estrutura da Rede Municipal. No nosso governo, a educação é prioridade e a gente tá aqui muito feliz, muito contente por esse sonho realizado após tantos anos de luta, estamos aqui dando uma volta por cima, vivendo um novo momento da educação porque tivemos uma ascensão, um crescimento em construção de obras”, destacou o prefeito.
Segundo ele, isso só foi possível graças ao equilíbrio fiscal e à economia de recursos feitos pela prefeitura.

“Nós havíamos perdido a capacidade de investimento e graças a esse equilíbrio e a economia que a gente fez é que foi possível entregar essas 22 escolas e outras 26 que estão em andamento. Não foi o recurso que aumentou, foi a eficiência no gasto do recurso, a eficiência da gestão e a forma séria de administrar, evitando desperdício, que possibilitaram à gestão fazer os investimentos que estão sendo feitos na educação do município de Santarém”, pontuou Nélio Aguiar.
O prefeito ainda reafirmou o compromisso de construir uma outra escola na região, na comunidade São Francisco da Ponte Alta. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhes para a licitação da obra.

Comitiva

Presentes à cerimônia de entrega a Primeira Dama, Secretária Celsa Brito, os vereadores Erasmo Maia, Alexandre maduro e Elielton Lira, o Secretário de Governo Emir Aguiar, e a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários