Câmara rejeita 'distritão' e faz acordo para volta das coligações


Crédito: Reprodução/Câmara dos Deputados

Após meses de debates , o plenário da Câmara dos Deputados decidiu na noite desta quarta-feira, 11, rejeitar a criação do chamado "distritão", mas fechou acordo para retomar a possibilidade de coligações nas anteriores para deputados e vereadores.

A medida foi fruto de um acordo entre os defensores do "distritão", que não tinha os 308 votos necessários para mudar o sistema eleitoral.
Essa é a terceira vez que o plenário da Câmara rejeita o distritão, dessa vez por 423 votos a 35, as duas vezes anteriores ocorreram em 2015 e 2017.

Ainda resta a análise de alguns destaques (que podem alterar parte do texto) e a votação do segundo turno, o que está marcado para ser finalizado nesta quinta-feira, 12.

Após isso, uma PEC segue para o Senado e tem que ser aprovado e promulgada até o início de outubro para valer nas Eleições de 2022.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já afirmou não ver apoio entre os senadores para mudanças no sistema eleitoral. Deputados reconhecem que haverá dificuldade para aprovar a volta das coligações.

Com informações do Portal UOL

0 Comentários