Emater incentiva empreendimentos quilombolas em Santarém, no oeste estadual

Ações de assistência técnica promovem o empreendedorismo e a autonomia financeira das famílias quilombolas no Pará.Em Santarém, no Baixo Amazonas, a Emater assiste famílias inscritas no Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) tem incentivado o empreendedorismo em comunidades quilombolas de Santarém, no Baixo Amazonas. Laisa Assunção, uma agricultora familiar de 28 anos, é um exemplo disso. Ela vende, mensalmente, cerca de 50 bolos caseiros adaptados com ingredientes regionais, como cacau e macaxeira. A Emater, por meio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento Rural), disponibilizou R$ 4.600,00 para que Laisa adquirisse novos equipamentos, como um fogão moderno e um liquidificador potente.

Além da panificação, as famílias quilombolas de Santarém estão envolvidas em atividades como a criação de galinha-caipira, pesca artesanal e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade. O objetivo do Fomento Rural é apoiar essas famílias para que superem a pobreza e a extrema pobreza. Atualmente, 17 famílias quilombolas participam do programa.

Com a expansão dessas iniciativas, o Fomento Rural está transformando a vida das comunidades, proporcionando emprego, renda e qualidade de vida, além de evitar o êxodo rural. A Emater também planeja a liberação de crédito rural de até R$ 50 mil para essas famílias por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O incentivo ao empreendedorismo, com foco na autonomia financeira e sustentabilidade, está contribuindo para o fortalecimento da identidade e cultura quilombola, melhorando a qualidade de vida e criando novas oportunidades de crescimento econômico dentro da própria comunidade.

Fonte: Agência Pará

0 Comentários