Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Secretaria de Saúde de Santarém

Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Secretaria de Saúde de Carpê
Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O quadro clínico de um homem de 36 anos atendido pela Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) de Santarém, oeste do Pará, está sendo investigado como caso suspeito de varíola dos macacos.

Informações preliminares dão conta de que o homem saiu de São Paulo, passou pelo Rio de Janeiro e depois veio para Santarém, dando entrada na UPA 24H na tarde de domingo (31).

Ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que uma equipe esteve na manhã desta segunda na UPA 24H, coletando material do paciente para investigação. Após a coleta, o paciente recebeu alta.

Por meio de nota, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h informou que recebeu, na tarde ontem (31), um homem de 36 anos que esteve recentemente em São Paulo, apresentando calafrios, febre, cefaléia, lesões na pele e enfartamento ganglionar.

"Haja vista os sintomas, o paciente foi isolado e passou a ser investigado pelas equipes de epidemiologia do Hospital Municipal de Santarém juntamente com a Vigilância em Saúde do município como suspeito de poder ter contraído a doença da varíola dos macacos. O paciente recebeu alta médica na manhã de hoje (1º) com quadro clínico considerado estável e passará a ser acompanhado pelos órgãos de saúde", informou a UPA.

A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) informa que há três casos suspeitos de Monkeypox em investigação nos municípios de Santarém(1), Ananindeua(1) e Parauapebas(1). Os pacientes estão isolados. A Sespa reforça que já fez a orientação para que seja realizada a análise clínica, notificação do caso e encaminhamento das amostras dos pacientes para laboratório. Não há casos confirmados de Monkeypox no Pará.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve — os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo, como você confere a seguir.

A apresentação dos sintomas costuma variar de 6 a 13 dias, mas pode chegar até a 21 dias. A doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família do vírus da varíola humana.

Apesar do nome, os principais hospedeiros desse vírus na natureza são roedores. Mas primatas não humanos também são afetados por esse tipo de varíola.

A doença é transmitida quando alguém tem contato próximo com as lesões de pele, secreções respiratórias ou com os objetos usados por uma pessoa que está infectada.

O vírus também pode ser passado de mãe para filho durante a gestação, através da placenta.

Animais infectados, como macacos, ratos e esquilos, também podem transmitir o vírus.

Morte no Brasil

No dia 28 de julho, foi confirmada pelo Ministério da Saúde a morte de um homem de 41 anos no Brasil, vítima da varíola dos macacos. Foi a primeira fora da África registrada no atual surto da doença, de acordo com os dados mais recentes disponíveis em relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vítima brasileira tinha graves problemas de imunidade, e estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

*colaborou Adriana Marinho, da produção de jornalismo da Tv Tapajós

0 Comentários