Santarém 361 anos: Prefeitura entrega quadra coberta da escola Eilah Gentil

A ação é a primeira dentre mais de 70 que ocorrerão esse mês por ocasião do aniversário do município
O mês de junho iniciou com as comemorações alusivas ao aniversário de Santarém que completa, no dia 22, 361 anos. Nesta quarta-feira, 1º de junho, o bairro Santarenzinho festejou a entrega da quadra coberta da escola Eilah Gentil. Esta foi a primeira das 75 ações envolvidas na programação.
Cobertura da quadra vai garantir maior estrutura aos alunos

A entrega foi feita pelo prefeito Nélio Aguiar que esteve acompanhado da Primeira Dama Celsa Brito, do Presidente da Câmara de vereadores Ronan Liberal Junior, dos vereadores Josafá Gonçalves, Didi Feleol e Gerlande Castro, da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva e dos demais secretários de governo Emir Aguiar, Luis Alberto Pixica, João Paiva, Paulo Jesus, Bruno Costa, Neucilene Lopes, Josilene Pinto e o chefe de gabinete Alberto Portela.
Autoridades municipais e comunitárias estiveram presentes

Lideranças locais como a Presidente da Associação de Moradores do Santarenzinho Isabel Castro e do Conselho Comunitário Edicleuma Marinho também estiveram presentes.

A escola Eilah Gentil iniciou as atividades de ensino em 1976, e em março deste ano completou 40 anos de atuação. Em 2021, após 13 anos sem manutenção, o educandário foi reformado pelo atual governo que desta vez retornou para entregar a quadra que vai garantir maior estrutura aos 619 alunos matriculados na instituição.
Investimento na educação e no esporte

Além da cobertura da quadra foi entregue ainda um jogo de banheiros. Um investimento de R$ 686.860,91 provenientes do Fundeb.

A gestora, professora Ivonete Portela, foi aluna da escola e comentou os avanços que o educandário recebeu nos últimos dois anos.
Ivonete Portela agradeceu a entrega

“No meu tempo de aluna não tinha nada, nenhum conforto para as crianças, não tinha carteiras, não tinha ventilador, não tinha banheiros, agora está outra escola. Não dá nem pra acreditar que aquela escola de 35 anos atrás é a mesma de hoje, com vários banheiros, salas com ventilador, carteiras pra todo mundo e temos aquilo que era considerado impossível que era uma quadra coberta. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Nélio Aguiar e a secretária Maria José por reestruturarem nossa escola”, disse a gestora.

A secretária Maria José Maia reforçou as grandes obras que serão entregues à educação durante a programação do aniversário de Santarém. “Para nós é um momento de muita alegria poder entregar pra comunidade escolar várias obras que são de suma importância ao desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.”
Titular da Semed citou as inaugurações que serão feitas na educação

Quarenta e seis inaugurações de obras estão previstas para ocorrerem no mês de junho. Dentre elas duas escolas (Irmã Dorothy e São Francisco, ambas na região do Eixo Forte) e nove Unidades de Educação Infantil, Floresta, Rosilda Campos, Ubaldo Correa/Tabocal, Aeroporto Velho, Ubirajara Bentes, Urumari, Caranazal, Interventoria e Cipoal. Sete delas foram totalmente reformadas e ampliadas. Além disso, serão inaugurados dois Centros de Educação Infantil (Cemei), do Caranazal e do Cipoal.

Ainda na programação de aniversário serão entregues 10 quadras cobertas. As escolas municipais contempladas são Eilah Gentil, Eloina Colares, União Libertadora, Fluminense, Maria Conceição Figueira, Hilda Mota, Maria de Lourdes, Irmã Leodgard, Dom Lino Vombomell e Magalhães Barata.

Além da quadra coberta da escola Eilah Gentil o prefeito Nélio Aguiar destacou outras ações do governo na grande área do bairro Santarenzinho.
Prefeito Nélio Aguiar lembrou todos os investimentos já executados no Santarenzinho

“Nós estamos aqui honrando nosso compromisso que fizemos no ano passado quando entregamos a reforma e ampliação da escola. Nós prometemos uma quadra coberta e hoje entregamos, além disso, estamos avançando com o maior programa de pavimentação. São mais de 35 milhões em 17 vias, com sinalização, calçadas e piso tátil, vamos resolver o problema da Cruzeiro do norte que é um dos grandes problemas dos moradores e mais urgentes. Na área da saúde estamos mantendo o posto 24 horas como referência da covid-19 e já estamos em processo de licitação para reforma do posto 24 horas , além do fortalecimento das ações estratégicas da saúde com contratações de odontólogos e novos médicos para atender a grande área. Na educação, estamos investindo mais de 10 milhões em creches. Ampliações e reformas de escolas e novas quadras para atender todas as crianças desta zona de nossa cidade.São inúmeros equipamentos públicos que estamos fazendo e vamos fazer ainda muito mais, frisou Nélio.
Entrega da quadra deu o 'pontapé' na programação dos 361 anos de Santarém 

Portal do Carpê com com Agência Santarém 

0 Comentários