Maio Amarelo: Caminhada reforça conscientização e atenção ao trânsito

Condutores, ciclistas e pedestres vestiram as ruas de amarelo para levar a mensagem de um trânsito mais seguro
Caminhada Maio Amarelo passou mensagens sobre a conscientização no trânsito de Santarém

As chuvas que caíram na manhã deste domingo, 15, não interromperam a realização de mais uma ação do movimento Maio Amarelo que traz a mensagem de conscientização para um trânsito seguro. Uma caminhada em alerta ao tema “Juntos Salvamos Vidas” percorreu ruas da cidade e reforçou a campanha por onde passou. O movimento é mundial e em Santarém é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
A caminhada contou com a presença de servidores da SMT e do titular da pasta, Paulo Jesus; da Associação de Ciclistas de Santarém; dos acadêmicos da Unama junto com os coordenadores do curso de Psicologia; dos acadêmicos da Ulbra; apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel); apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu), agentes de trânsito, além de pedestres e condutores que transitavam pelo local.
Chegada foi na Praça Barão de Santarém: segurança no trânsito

Os participantes concentraram-se às 8h, na Praça de Eventos na Avenida Anysio Chaves, de onde percorreram as Avenidas Afonso Pena, Barão do Rio Branco e São Sebastião, até chegarem a Praça São Sebastião, ponto de encerramento da caminhada.

Para a educadora de trânsito da SMT, Lucidalva Silva, a caminhada alcançou êxito na iniciativa proposta. “A caminhada foi um sucesso. Mesmo com as chuvas, tivemos um público satisfatório. Pudemos transmitir a mensagem à sociedade que devemos ter um trânsito seguro, onde as pessoas devem ter mais responsabilidade, atenção e cuidado com a vida. O trânsito é de todos. Se todos tivermos a consciência, juntos salvamos vidas.”
Ciclistas acompanharam a caminhada: juntos para salvar vidas

A ciclista Dagma Matos foi uma das participantes que se juntou ao grupo para vestir de amarelo as ruas de Santarém. "É muito importante que a população se sensibilize. Um trânsito seguro é feito por todos nós, ciclistas, motoristas e pedestres.”

De acordo com dados da Engenharia de Tráfego da SMT, no primeiro trimestre de 2022, 142 acidentes foram registrados no trânsito. Portanto, as ações coordenadas pela Prefeitura vem sendo intensificadas com foco na conscientização dos condutores. É o que salientou o secretário da SMT, Paulo Jesus.
⁰Paulo Jesus: ações educativas e conscientização de mostoristas e de pedestres

“Lançamos a campanha Maio Amarelo no início de maio e dentro de nosso planejamento estamos com diversas ações educativas que contam com a parceria de outros órgãos para que juntos possamos reduzir os acidentes de trânsito”, argumentou Paulo.

Maio Amarelo
A chuva não desanimou quem participou da caminhada: conscientização

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês de maio foi escolhido em virtude da data 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
 
Em Santarém, é organizada pela Prefeitura, por meio da SMT e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), das Polícias Civil e Militar, do Samu, do Corpo de Bombeiros e outras instituições públicas e privadas.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários