Casa da Criança inicia pós-operatório de 51 crianças e adultos beneficiados pela Operação Sorriso

Operação conta com a parceria da Prefeitura de Santarém. Pacientes de 16 municípios do Oeste do Pará foram atendidos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde da Criança iniciou nesta terça-feira, 17, o acompanhamento pós-cirúrgico dos pacientes beneficiados pela Operação Sorriso que realizou, de 8 a 17 de maio, 75 atendimentos e 51 cirurgias corretivas gratuitas para fissura labiopalatina em crianças e adultos do município e outras 15 cidades do Oeste do Pará.
A partir de agora, a Casa da Criança realiza as consultas pós-operatórias para avaliar os pacientes e identificar se houve evolução, para então determinar os cuidados de recuperação.

A coordenadora da Casa da Criança, Oldaisa Alves, explica a importância do acompanhamento. “Nós sabemos que o paciente com fissura não se resume apenas a cirurgia. A Casa da Criança faz o pré e pós-operatório. Tudo começa com a seleção e a preparação dos pacientes para quando a Operação Sorriso chegar não acontecer nenhum problema que impeça de fazer o procedimento reparatório. Após a cirurgia, nós assumimos o pós-operatório para saber como os pacientes estão, para que seja realizado o acompanhamento com os profissionais adequados.”

Carlos, de apenas 3 anos, foi uma das crianças que “ganhou” um sorriso novo. A tia Andreia Garcia acompanhou a criança durante os procedimentos e comentou a esperança de mudança na vida do sobrinho.

“Ele é um menino com muita vergonha, muito tímido e não gosta de interagir com outras crianças. Por isso, eu o trouxe para fazer o procedimento. Acredito que a cirurgia vai devolver-lhe a autoestima. Já estou muito feliz com o resultado”, disse Andreia emocionada.
Carlos 'ganhou' um novo sorriso

Pacientes do município de Oriximiná (PA) também foram atendidos. Jamily Gemaque trouxe a filha Kemilly Mota à Santarém para realizar a terceira cirurgia reparatória na criança.

“Vir para Santarém é sempre bem complicado para mim, mas ver o resultado e a alegria estampada no rosto da minha filha vale qualquer esforço”, relatou Jamily.
Jamily Gemaque e a filha Kemilly Mota

Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma organização médica sem fins lucrativos que realiza atendimentos e cirurgias gratuitas em pessoas nascidas com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina.

A instituição foi fundada na cidade de Norfolk, na Vírginia, Estados Unidos, em 1982, e realiza missões em todo o mundo.

Em Santarém, conta com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em 2022, completa 15 anosde atuação na cidade somando 2.248 famílias atendidas.

*As imagens das crianças utilizadas nesta matéria foram autorizadas pelos pais e/ou responsáveis.

0 Comentários