2º concurso estadual de júri simulado da OAB-PA inicia nesta quinta, 12, em Santarém

As equipes que obtiverem as duas primeiras colocações estarão classificadas para participar da segunda etapa do concurso que será realizada em Belém.
MPPA em Santarém receberá II Concurso de Júri Simulado — Foto: Kamila Andrade/G1/Arquivo

Começa nesta quinta (12) e encerra na sexta (13) em Santarém, oeste do Pará, o II Concurso de Júri Simulado promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-Pará em conjunto com a Subseção local da Ordem. O evento será realizado na sede do Ministério Público.

Acadêmicos do curso de Direito de quatro universidades locais (Iespes, Ufopa, Ulbra e Unama) participarão do concurso de Júri Simulado, que é voltado à conciliação entre teoria e prática, e ao estímulo do embate jurídico.

O concurso possibilita que acadêmicos que estão cursando ou já cursaram a disciplina de Direito Penal II (Crimes contra a Vida) vivenciem e tenham contato com casos ocorridos na vida real, já transitados e julgados, que serão colocados em análise através da simulação da prática forense criminal em um processo de julgamento em tribunal simulado.

Para o presidente da Subseção Santarém da OAB, Ítalo Melo, é muito importante pra Ordem poder sediar essa etapa do segundo concurso de júri simulado, pois é a primeira vez que as universidades de Santarém vão poder participar do concurso.

"É uma oportunidade pra que os nossos estudantes possam conciliar a teoria com a prática, com a prática voltada pro estudo do direito penal, e gerar um envolvimento entre instituições de ensino local, tudo isso organizado pela OAB. Então, estamos muito animados com a realização desse evento, e esperamos ter um grande público de estudantes, de profissionais do direito que tem dedicado trabalhos e pesquisas ao estudo do direito criminal. Então, pra nós é motivo de orgulho poder tá sediando esse evento, poder tá promovendo essa iniciativa", disse Ítalo Melo.

A ordem dos Advogados do Brasil, Ufopa, Ulbra e Unama selecionaram equipes em seus quadros acadêmicos, que realizarão papel de defensores e promotores na ação a ser julgada. Essas instituições tiveram permissão de inscrever até duas equipes formadas por, no máximo, quatro estudantes. Já os acadêmicos do curso de Direito do Iespes participarão, nesta edição do concurso, como membros do Júri.

De acordo com a OAB, a Banca Avaliadora será composta por 10 membros, que podem ser advogados, representantes do Ministério Público, Defensoria ou professores, indicados pela presidência da Comissão de Apoio à Advocacia Criminal. E contará com suporte técnico de membros da ESA, que acompanharão a realização do Júri Simulado em Santarém.

Segunda etapa

O resultado da etapa realizada em Santarém, será divulgado em 15 dias. As equipes que obtiverem as duas primeiras colocações estarão classificadas para participar da segunda etapa do concurso que será realizada em Belém (em data a definir).

Em Belém, a equipe vencedora da final do concurso estadual, representará a ESA/PA no concurso nacional que ocorrerá em Brasília-DF.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários