Prefeitura realiza atividades alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A programação iniciou no dia 8 em todas as unidades de Proteção Social Básica e Especial
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através dos serviços da Proteção Social Básica e Especial realizou de 8 à 17 de fevereiro uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

A programação foi desenvolvida nos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher Vítima de Violência - Centro Maria do Pará, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Casa de Acolhimento Reviver e Centro Pop Dom Lino Vombommel. Algumas atividades foram em regime presencial e outras remotas.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro, campanhas nacionais são trabalhadas nos centros, que são a porta de entrada da Assistência Social e acompanham famílias em situação de vulnerabilidade social.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Glaucya Fiori, também reforçou a importância de ser trabalhado esse tema com os acolhidos e atendidos.

No dia D da Campanha, comemorado em 8 de fevereiro, o Cras Maracanã desenvolveu palestra com orientações para os usuários do CadÚnico. No dia 09, foi realizada uma roda de conversa, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e no dia 10, foi compartilhado um vídeo informativo com orientações para usuários do Programa de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e para o Grupo de Mulheres.
Legenda da foto: Em Alter do Chão, as jovens tiveram o acompanhamento das mães.

Nos Cras Alter do Chão, a atividade contou com a participação de 10 adolescentes e 04 mães, todos participantes dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e PAIF.

No Cras Ribeirinho, foram feitas atividades por meio da equipe volante. A Assistente Social Rildeyara Duarte esteve nas comunidades Jacaré, que fica no pólo Vila Socorro, na região do Lago Grande.
Legenda da foto: A região de rios também foi contemplada com as ações.

No Cras Santana, a palestra e roda de conversa teve o tema: “Tudo tem seu tempo. Adolescência primeiro, gravidez depois”.

No Cras Urumari, houve uma ação de saúde em parceria com a UBS Jutaí. Na ocasião, a palestrante Dr. Mariana Yoga, fez atendimentos e falou sobre o tema. O público alvo foram adolescentes do SCFV e PAIF. Além de esclarecer e orientar, também teve imunização contra a Covid-19 para as pessoas acima de 12 anos.
Legenda da foto: Jovens e adolescentes estiveram presentes nas atividades no Cras Urumari.

No Cras Nova República, a psicóloga Rôniza Santos esteve com uma roda de conversa repassando a temática e a prevenção com os adolescentes do SCFV.

Sobre a Campanha:

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi criada pela Lei 13.798/2019(ECA) e entrou em vigor em 2019, para educar e sensibilizar os jovens.

Seu principal objetivo é divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que possam ajudar a reduzir a incidência de gravidez na adolescência.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários