Prefeito Nélio entrega escola nova à comunidade Saracura em Santarém

A comunidade estava há quase três anos sem prédio escolar.
A Prefeitura de Santarém entregou no início da manhã desta segunda feira (31), um novo prédio escolar aos moradores da comunidade Quilombola de Saracura, na região de várzea de Santarém.

A comitiva do prefeito à comunidade Saracura, contou com o Deputado Estadual José Maria Tapajós, o Secretário Regional de Governo Henderson Pinto, o Presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Junior, vereadores Erasmo Maia, Josafá Gonçalves, Alexandre Maduro, Jandeilson Pereira e Elielton Lira, e ainda os Secretários de Governo Emir Aguiar e Alaércio Cardoso.
Legenda da foto: A comitiva do Prefeito Nélio na comunidade de Saracura.

Há quase três anos, os alunos da Escola Municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental Nossa senhora do Livramento, vinham estudando de forma improvisada, no barracão da comunidade e até na igreja local após um temporal derrubar parte do prédio onde funcionava o educandário.

A escola Nossa senhora do Livramento atende 197 alunos nos turnos matutino e vespertino sendo, 19 no Pré escolar I e II; 138 do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e 40 alunos do ensino Médio.

O novo prédio, construído em madeira, conta com oito salas de aula, biblioteca, diretoria, secretária, sala multifuncional, sala de professores, cozinha com deposito para merenda e deposito para materiais de limpeza, além de oito banheiros, refeitório e uma casa para o motor de luz que será entregue posteriormente.
Legenda da foto: O novo complexo escolar entregue nesta segunda-feira.

Para isso, a Prefeitura utilizou recursos do Tesouro Municipal na ordem de R$ 593.251.98 (Quinhentos e noventa e três mil, duzentos e cinquenta e um reais e noventa e oito centavos).

“É um sonho realizado receber uma obra desse porte, a importância que tem pra educação, pra nossa comunidade, é o resgate da dignidade das crianças, então é um dia de festa, de gratidão, primeiramente à Deus e também a todos aqueles que se empenharam para esse momento”, disse o gestor Ederlan das Neves Corrêa.
Legenda da foto: A cerimônia foi marcada com apresentações culturais.

A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, destacou que além do novo prédio comunidade escolar ainda ganhará poço e motor de luz.

“Queremos parabenizar a comunidade por esta belíssima escola, com certeza fruto de um trabalho e da união de todos, agradecer ao prefeito Nélio por ter abraçado esta causa e pelo compromisso assumido perante a comunidade e também agradecer ao professor Ederlan pelos anos de serviços prestados a esse educandário. Estamos aqui para honrar uma dívida histórica com a comunidade em relação à agua potável. Até o final de fevereiro os alunos terão agua potável de qualidade e também motor de luz para melhor acondicionar os alimentos”, reiterou a secretária.

A gestora da educação reafirmou que, a partir de agora em todas todas as licitações das escolas de várzea será incluída a construção de poço.

O prefeito Nélio relembrou o drama da comunidade com a perda do prédio escolar e destacou a atitude do governo municipal na construção de um novo.

“Após o laudo da Defesa Civil atestando que não tinha condição do prédio que desabou ser reformado a solução era construir uma nova escola. Reunimos no dia seguinte com a comunidade e prometi uma nova escola e hoje aqui estamos para entregar a maior escola da várzea com oito salas de aula, uma obra que vai, inclusive, além da nossa responsabilidade, nós não temos responsabilidade nem orçamento para construir salas de aula com ensino médio mas a gente faz porque não queremos ver nenhum aluno estudando em palhoça, barraco ou igreja, porque lugar de aluno estudar é na sala de aula e é por isso que a gente luta pra garantir todos os investimentos na educação”.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários