I Seminário de Prevenção de Acidentes e Segurança Fluvial Turística de Santarém é realizado em Alter do Chão

Encontro reuniu autoridades municipais, estaduais e instituições turísticas
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou na tarde de segunda-feira (24), o I Seminário de Prevenção e Segurança Fluvial Turística de Santarém. O evento ocorreu no Distrito de Alter do Chão e teve como objetivo levar autoridades e especialistas a um processo de discussão, reflexão e diálogo junto à sociedade em geral sobre o tema abordando assuntos pertinentes e de utilidade pública.
Estiveram presentes o secretário municipal de Turismo Alaércio Magalhães Cardoso; o agente distrital de Alter do Chão Luiz Alberto Figueira; o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus; o coordenador da Defesa Civil Darlisson Maia; representando o 4º Grupamento de Bombeiros, Capitão Roberto; representando a Capitania dos Portos, Capitão de Fragatas Fabrício Froes e o secretário Estadual de Turismo, André Dias que participou de forma remota.

O debate foi dividido em duas etapas. Primeiro a mesa apresentou as colocações e após um intervalo, a plenária foi aberta para fala e perguntas dos participantes. Na ocasião, o titular da Semtur se comprometeu a formular um documento com as solicitações feitas para encaminhar ao governo do estado.

Alaércio Cardoso explicou que o seminário foi fruto de uma reunião ocorrida há 15 dias com todas as regiões turísticas do Pará onde houve uma grande preocupação com desastres naturais como o de Capitólio em Minas Gerais. Na semana passada, ocorreu outra reunião com os 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal junto ao Ministério do Turismo onde foi levantada a mesma preocupação e o estado do Pará já está fazendo um levantamento de cada região turística das principais regiões que podem ter algum tipo de risco de catástrofe para enviar ao Ministério do Turismo, onde o mesmo terá um programa de ações.

“Esse seminário foi elaborado pelo município e vai gerar um relatório com a participação de todo o trade turístico do município de Santarém. Encaminharemos esse documento ao Ministério do Turismo e ao Governo do Estado do Pará com um planejamento de ações a serem acertadas e realizadas”, falou Cardoso.
Para o agente distrital Luiz Alberto Figueira a preocupação não é sobre a queda de barrancos, mas sim um olhar ao ordenamento fluvial da ilha para saber se todos os que oferecem o serviço de transporte aquaviário aos turistas estão habilitados e tem documentação. “Nossa reunião foi de suma importância e aqui eu quero parabenizar o Secretário Alaércio pelo olhar clínico a qualquer tipo de desastre.”

O senhor Romário Castro da Cooperativa Fluvial e Terrestre (Coofta) falou da importância do tema do seminário para pessoas que trabalham com turismo, principalmente para quem transporta turistas na área fluvial e terrestre mostrando as belezas naturais da região. “Fico muito feliz em receber o convite para o seminário que só chegou para ajudar mais com o trabalho aos clientes”.

Com o seminário ficou definido que será feito um relatório para ser encaminhado ao Governo do Estado como objetivo de traçar metas de melhorias com o trade turístico e a criação de um plano de ação para a retirada de árvores da estrada que tendem a cair e a provocar acidentes.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários