Em 4 dias de testagem, Prefeitura de Santarém e Governo do Pará realizam mais de 14 mil testes para Covid-19

A Prefeitura de Santarém, com o apoio do Governo do Pará, realizou 14.853 testes para a covid-19 em 4 dias de ações no município.
Entre os dias 26 e 30 de janeiro, equipes de saúde estiveram em 9 pontos da cidade, sendo 7 sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e outros 2 coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Legenda da foto: Várias equipes foram montadas para atender a população.

Durante as ações, foram identificados 6.126 casos positivos, o que corresponde a 41,24% do total de testes realizados e 8.651 foram de casos negativados para a doença. Outros 27 foram considerados inválidos.

“A ação de testagem em massa no nosso município foi muito positiva. Foram cinco dias de muito trabalho das equipes, devido ao grande número de pessoas que procurou o serviço e dessa maneira conseguimos realizar a detecção de um número significativo de novos casos, direcionando esses pacientes ao tratamento adequado”, destaca Vânia Portela, titular da Semsa.

A ação de testagem em massa faz parte da estratégia montada para conter o avanço da covid-19, em todas as regiões do estado. O objetivo é ofertar o teste por antígeno, com resultado em até 15 minutos. Esta técnica de testagem consiste no reconhecimento do antígeno (uma parte da estrutura do vírus) em amostras coletadas por swab de nasofaringe.
Legenda da foto: Os testes ajudaram a desafogar os atendimentos nas Unidades Descentralizadas.

A realização de testes rápidos para detecção de casos de covid-19 permanece no município. Até o dia 4 de fevereiro. Aqueles que desejarem fazer o procedimento podem se dirigir até o barracão da Igreja do Santíssimo, localizada na Travessa José Agostinho, das 8h às 14h.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários