Campanha Novembro Azul atende mais de 30 homens no Mercadão 2000

Número de atendimentos é expressivo para uma ação rápida de saúde
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou mais uma ação da Campanha Novembro Azul no município. Nesta quinta-feira (25), foi a vez do Mercadão 2000 receber a equipe do Programa de Saúde do Homem que desenvolveu atividades de saúde e educativas para os trabalhadores e população que esteve presente.A ação proporcionou o atendimento de 35 homens e a realização de 20 testes rápidos para a detecção do antígeno prostático específico (PSA).
Outros 20 atendimentos médicos e 08 consultas com nutricionista foram realizados. Testes rápidos para sífilis, HIV, Hepatite C, Hepatite B, Glicemia Capilar e Aferição de Pressão arterial foram ofertados.

A equipe de saúde também disponibilizou orientações sobre o câncer de próstata e o tabagismo, voltadas para público masculino com mais de 40 anos, público alvo da campanha. Nesta sexta-feira (26), as Unidades Básicas de Saúde do Bairro Nova República e Santa Clara, além da Unidade da comunidade do Paissandu, no Lago Grande, terão atividades em alusão à campanha.
“A ação de hoje foi muito positiva, visto que dos exames ofertados foi possível identificar um caso positivo para sífilis e outros cinco casos de PSA que apresentaram alteração e nos levam a entender que podemos ter descoberto na fase inicial de um câncer de próstata. A descoberta precoce nos leva a um alto índice de cura, já que é uma doença silenciosa e quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, mais chance o paciente tem de obter a cura”, destacou Tayanne Matos, coordenadora do Programa de Saúde do Homem.

Novembro Azul

Com o tema, “Novembro Azul: Troque o preconceito pela Vida!”, a campanha pretende promover ações com o intuito de conscientizar o público masculino da importância da prevenção e diagnóstico precoce de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata.

Ao longo do mês, as atividades estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) com palestras, orientações e educação em saúde e ações de controle e diagnóstico do câncer de próstata.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários